Os sete papéis do negociador

Conselhos aos líderes

Confira os 7 papéis que devem ser interpretados nas negociações, segundo William Ury.

William Ury mediou conflitos que vão do conselho de administração ao campo de batalha. O professor Ury, autor campeão de vendas e diretor do Global Negotiation Project da Harvard Law School, realizará palestra no Fórum Mundial de Negociação 2009, organizado pela da HSM, que acontecerá nos dias 29 e 30 setembro. Ele identificou os sete papéis que devem ser interpretados pelos negociadores em qualquer tipo de negociação.

1. Filósofo: não reaja sem pensar. Dirija-se à varanda –um lugar de observação, calma e autocontrole– e não perca mais de vista os seus objetivos.

2. Psicólogo: coloque-se no lugar do outro, porque o modo como cada um percebe a realidade é, para a maior parte de nós, a realidade.

3. Detetive: observe a postura de negociador da outra parte e descubra coisas realmente valiosas –seus desejos, seus medos, suas necessidades e aspirações.

4. Inovador das soluções criativas: o seu objetivo deve ser identificar as potenciais vantagens comuns, com vistas a otimizar os benefícios para ambas as partes.

5. Juiz do que é certo: mesmo os decisores mais racionais põem de lado os seus interesses e refutam uma proposta que consideram injusta.

6. Estrategista: qual é a sua melhor opção para um acordo negociado? O escopo das tratativas não é necessariamente a realização de um acordo, mas o de satisfazer os próprios interesses de maneira melhor do que se não houvesse sido possível negociar.

7. Diplomata: os diplomatas agem de modo tal que a outra parte considere muito fácil e atraente andar por onde eles querem que ela ande.



Fonte: HSM Global - Itália
HSM Online
23/09/2009

O tema Negociação Harvard, é uma das especialidades de Madalena Carvalho, peça informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO TRABALHADOR - GUERREIROS NÃO MENINOS

Geração Y, Geração V e os desafios organizacionais