Como Identificar As Carências Motivacionais Da Equipe?

Sabemos que o grande desafio das lideranças é justamente criar estímulos continuamente para manter acesa a chama de suas equipes. Dois fatores são distintos e importantes aqui: Em primeiro lugar os estímulos podem e devem ser de formas variadas, um simples gesto pode ser um grande estímulo motivacional, por outro lado, manter acesa a chama não significa fazer a equipe saltitar todos os dias, mas oferecer um caminho claro e transparente para que as pessoas possam se comprometer a cada passo da jornada.

Carências motivacionais podem levar a falta de comprometimento; indisciplina; falta de proatividade; procrastinação e até mesmo a ineficácia, mas isto são resultados da ausência de um ambiente motivador. Então, como identificar as carências motivacionais da equipe?

  1. Necessidade de realização – Todos nós queremos nos realizar, seja no campo pessoal ou profissional. Nas empresas, este fator está ligado a quanto o indivíduo / equipe está exposto a metas arrojas, realistas e acessíveis, consequentemente às oportunidades de crescimento;
  2. Clara definição de objetivos – Ninguém deseja se sentir perdido, sem direção, foco. A constante avaliação dos objetivos organizacionais, alinhados com as competências da equipe garante uma jornada segura rumo aos resultados finais;
  3. Estilo da liderança – Líderes precisam formar novos líderes e isto se consegue a partir do momento em que há confiança plena no trabalho dos membros, onde haja um olhar atento as minúcias de cada fator do qual ele é responsável.

Lembramos que estes fatores não estão atrelados a cargos e/ou posições. O ser humano está sujeito à desmotivação. Em uma equipe todos ganham ou perdem sempre juntos. Cabe refletir onde você está!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO TRABALHADOR - GUERREIROS NÃO MENINOS

Geração Y, Geração V e os desafios organizacionais