X Games e os fatores de sucesso em sua estratégia de Mkt.
É com prazer que publico as observações da estudante de mestrado da Universidade Lusófona de Lisboa - Portugal.
Ótimas observações sobre estratégia de marketing.
Os cinco factores de sucesso,
por Tânia Carmo
O X-Games, evento de desportos radicais, é considerado as novas olimpíadas dos tempos modernos. Iniciou-se nos E.U.A em 1995 e no ano passado, estreou-se em solo brasileiro com um êxito estrondoso. A sua estratégia de Marketing foi premiada com o Marketing Best 2008, devendo-se a 5 factores principais, na minha óptica:
Os atletas, a importância concedida aos mesmos, a sua superação e performance são aspectos que motivam os fãs de desportos radicais.
A dimensão social. A procura por um mundo melhor através da oferta de prémios na reciclagem voluntária durante o evento é uma forma de cativar os seus consumidores. As pessoas aderem cada vez mais a esta causa.
A transmissão 24h da ESPN (Entertainment and Sports Programming Network) cria uma fantástica comunicação com os telespectadores. Quer as principais provas, quer os bastidores eram emitidos durante todo o dia do evento.
A relação notável com patrocinadores, a “liberdade” concedida às marcas para poderem estender os valores e personalidade das mesmas foi também um factor de sucesso. Como o exemplo da criação de estacionamento VIP para os clientes das motas Honda.
A participação dos visitantes e a proximidade dos atletas. A possibilidade de imitarem os seus ídolos nas diversas modalidades, bem como as várias sessões de autógrafos fizeram as delícias dos adeptos, no decorrer do evento.
Todos estes variadíssimos aspectos, demonstram que a estratégia de Marketing foi elaborada de forma consistente e nenhum pormenor foi deixado ao acaso. A ESPN soube trabalhar em diferentes áreas e ofereceu um excelente espectáculo desportivo.
Leia mais sobre o assunto.
Tânia Carmo é aluna do Mestrado Comunicação Aplicada, Marketing e Publicidade, na Universidade Lusófona de Lisboa, Portugal. Licenciada em Sociologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.
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