Doença do mau humor

Doença do mau humor pode prejudicar carreira; esteja atento aos sintomas
08 de outubro de 2008 às 00:10
Por Karin Sato - InfoMoney

SÃO PAULO - Apesar do nome popular - doença do mau humor -, a distimia diz respeito a um quadro de depressão leve, mas prolongado, que pode durar anos. O mau humor é apenas um de seus aspectos.

"O mau humor, por si só, não é indicativo de doença nenhuma, embora em geral acompanhe a distimia", explica o vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Luiz Alberto Hetem, que calcula que 3% da população sofra com a doença.

A distimia também não pode ser confundida com a depressão. Um dos sinais da doença é a incapacidade de sentir prazer nas pequenas alegrias do dia-a-dia, nas atividades realizadas. "A pessoa com distimia faz o que tem que ser feito, mas sempre encara tudo como um dever", afirma.

Carreira prejudicada
Embora dê conta do trabalho, a carreira de quem sofre com o problema pode ser prejudicada. Por conta da falta de ânimo e de vontade para realizar as atividades, o profissional sente que se desgasta demais, que despende um esforço maior do que os outros. "No fundo, ele sabe que poderia render mais", diz Hetem.

O desânimo é crônico, mas não se manifesta todos os dias. "Ele está presente na maior parte dos dias, mas, vez ou outra, a pessoa se sente feliz, o que pode ser resultado de um evento externo positivo, ou simplesmente ela acordou mais feliz".

Com o mau humor, a apatia ou o desânimo crônico, um profissional que sofre com a doença pode pôr tudo a perder com suas reações e atitudes no relacionamento com o próximo - com o chefe, os colegas, os clientes e os fornecedores, por exemplo. Além disso, pode não conseguir exercer uma função de liderança.(Continue lendo)

Por estes e outros motivos que o nosso trabalhao consiste em despertar as pessoas para aspectos que, talvez, ela própria desconheça.

Ligue e conheça nossas soluções. Queremos contribuir com sua Organização através de resultados significativos e sustentáveis, alcançados por meio do conhecimento e e desenvolvimento integral do SER HUMANO.
+55 (16) 3023.2295

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO TRABALHADOR - GUERREIROS NÃO MENINOS

Geração Y, Geração V e os desafios organizacionais